555.555.55555 Contato@Idealizy.com

A grande evolução da internet tem contribuído por atrair cada vez mais usuários online possibilitando a criação de diferentes e, até ousadas, formas de interação com o público, bem como o compartilhamento de opiniões e a troca de conhecimento.
Neste cenário de expansão surge a figura o influenciador digital ou digital influencer, uma profissão interessante e muito admirada.
Embora esta empreitada pareça fácil para o influenciador digital obter êxito faz-se necessário muita dedicação e trabalho.

Os desafios são muitos e requer aprendizagem constante para acompanhar as inovações que se apresentam a cada dia.
Ser um grande influenciador digital é o desejo de muitos internautas e alguns conseguem fazer sucesso compartilhando seus conteúdos em canais online diversos que possibilitam atrair audiência de vários segmentos.
Estes profissionais podem ser classificados pelo número de seguidores que possuem em cada nicho que se especializam como nomenclaturas como: nano, micro, médio, macro, mega e até celebridades.

O sucesso varia com o grau de engajamento com seus seguidores.
Vários nichos estão sendo explorados e dominados pelo influenciadores e o número de consumidor antenado a esta
proposta cresce a cada dia.
Para dar início ao interessante e desafiador caminho do marketing de influência é preciso descobrir sua expertise, ou assunto que gosta e domina em encontrar a forma adequada de se conectar com os seguidores interessados no tema.
Para se produzir conteúdo por meio de plataformas digitais e tornar-se um grande influenciador é preciso muita dedicação, tempo e aprendizagem constante.

É fundamental conhecer e até dominar bem o tema abordado e estabelecer uma linguagem que crie conexão com seu ouvinte seja através de um canal ou por outras mídias sociais.
Certificar-se que seu conteúdo irá agregar valor e impactar positivamente a vida das pessoas tornando-se uma contribuição
valiosa.

Seguindo estes dois princípios estará no caminho certo para fidelizar seu público e está fadado a se tornar um creator de muito sucesso.

E para este sucesso vamos apresentar alguns passos a serem seguidos:
1 – Defina seu nicho;
2 – Perceba a carência de seu público;
3 – Prime pela qualidade de conteúdo;
4 – Tenha consistência nas postagens;
5 – Interaja com sua audiência;
6 – Invista em marcas locais.


Neste contexto agora vamos abordar alguns tópicos a serem observados para a produção de conteúdos:


1 – Escolher um Nicho
Comece por uma expertise ou assunto que domine que sempre causa impacto positivo em seu ciclo de convivência: família,
amigos, comunidade. Isto lhe trará autoconfiança para conquistar autoridade no assunto e poderá dar o ponta pé inicial nas redes sociais e atingir um maior número de pessoas.
Um fator relevante a ser observado é que falar de temas atuais com informações úteis e relevantes sempre irão gerar mais
compartilhamento.

2 – Escolher redes sociais
Para os influenciadores iniciantes pode ser um incógnita optar por uma rede para publicar seu conteúdo, haja visto que cada uma tem suas especificidades e variações de performance e engajamento e para fazer uma escolha inteligente é preciso estudar o público que deseja alcançar e em qual rede ele está presente.

Se o nicho escolhido for o da moda o melhor é optar por plataformas onde os consumidores deste segmento estão ativos.

Considerando que o consumo de conteúdo é específico em cada plataforma faz-se necessário a adaptação do discurso para cada rede social.

O público do Instagram, por exemplo se diferencia dos usuários do Linkedin e há a necessidade de estudo aprofundado de
cada ambiente para ter sucesso no compartilhamento de conteúdo.
Selecionar e priorizar canais para compartilhar informações com um público tão dinâmico é sempre uma boa estratégia.

O ideal é começar com uns dois canais e dar uma atenção especial e com isto alcançar resultados significativos. O vídeo é uma forma de comunicação que lhe permite transmitir mensagens claras e personalizadas.

O Instagram além da publicação em stories lhe dá a possibilidade de gravação de vídeo através de lives onde poderá
interagir com sua audiência em tempo real.

A comunicação através do formato podcast tem crescido muito e alcançado excelentes resultados.


3 – Elaborar o Midia Kit
Este é um documento essencial para quem trabalha com perfis públicos.

É uma espécie de currículo do influenciador digital, uma vez que contém todas as informações profissionais do creator, tais
como redes sociais nas quais investe, grau de engajamento, número de seguidores, bem como as campanhas que já tenha
atuado.
Neste documento deve constar também o formato de seu conteúdo, quantidade de postagens, canais em que atua com a precificação de cada um e formas de contato.
O Midia Kit poderá ser elaborado por um designer a ser contratado para desenvolver o material ou com a participação do influencer numa plataforma de influenciadores, onde é possível criar um documento online com link personalizado onde as marcas poderão encontra-lo.


4 – Conectar com as marcas
O modo de exposição é fundamental para que as marcas possam acessa-lo e convida-lo para parcerias.

As melhores opções são as supracitadas: a elaboração do Midia Kit e a presença numa
plataforma de influenciadores onde é facilitado a conexão entre os dois universos, uma vez que o perfil do influencer estará sempre disponível quando a marca efetuar uma pesquisa de busca.


5 – Associar valor pessoal e valor de campanha
A coerência entre a maneira de agir de um influenciador digital e os valores pessoais que ele expressa aproxima-o de seus seguidores na medida que ele passa a inspirar confiança e a tê-lo como um guru.

Diante disto é imprescindível que estes mesmos valores sejam compartilhados quando da realização de uma campanha,
visto que os consumidores de conteúdo online desejam e apreciam a transparência.

6 – Associar a outros creators
Diante dos desafios para iniciar uma carreira do marketing de influência digital uma parceria com outros creators que já estejam solidificados em plataformas de influência e já tenham atingido o status de celebridade poderá dar um up em sua carreira e impulsionar seu canal.
Nesta parceria você poderá aparecer em um canal com alto número de seguidores ou ainda convidar um creator de sucesso para seu canal, as duas opções poderão alavancar sua posição.
Selecionar e priorizar canais para compartilhar informações com um público tão dinâmico é sempre uma boa estratégia.
O investimento em networking e o relacionamento com pessoas do meio, bem como comparecer a eventos com um público que poderá consumir conteúdos compatíveis ao que você oferece cria conexões reais e influentes.
Por fim receber feedback e estar acessível para responder perguntas demonstram simpatia e atenção e é uma maneira de
gerar fidelização ao conteúdo do influenciador.
Pronto para compartilhar seu know-how?