555.555.55555 Contato@Idealizy.com

Feedback é a resposta dada a título de avaliação seja de uma atitude, um produto, uma prestação de serviço e/ou do atendimento recebido.

A ideia é captar a interpretação do outro sobre nosso comportamento ou ainda a opinião do produto ou serviço oferecido.
Muitas empresas vêm explorando este recurso em suas estratégias de vendas visando aumentar sua receita.
O feedback pode ser oferecido pelo público interno, pois uma equipe bem integrada causa um impacto muito grande no resultado final.
Já para o público externo o feedback se torna muito útil para mensurar o que está agradando seu cliente ou sua audiência e o
que deve ser modificado.
Neste sentido o feedback pode ser interpretado como prova social e tornar-se um termômetro poderoso para alavancar seus negócios.
Isto porque vivemos em sociedade e somos influenciáveis pela opinião e escolhas de outras pessoas.
Aprofundando neste conceito podemos afirmar que o feedback também é um fenômeno psicológico uma vez dependemos da opinião de outros para seguir com nossa ideia ou fazer algumas adaptações endossadas pelo consumidor.
Partindo deste pressuposto fica claro que a empresa deve estar atenta às expectativas de seus clientes e para tanto coletar
feedbaks para aprimorar o produto ou serviço que entregam é de extrema relevância para se manter competitiva e sustentável no mercado.
Consciente da importância de receber feedbacks muitas empresas utilizam o Net Promoter Score – NPS para indicar o grau de satisfação de seus clientes com seus produtos e serviços.
Podemos observar que trata-se de um conceito bem antigo, mas se ampliou consideravelmente com a chegada das redes sociais que vem proporcionando feedbacks rápidos, acessíveis e visíveis e esta influência vem trazendo resultados positivos para as empresas.
Neste artigo vamos lhe passar algumas coordenadas para que você possa explorar este recurso para ampliar seu negócio.
Em primeiro lugar procure adaptar esta modalidade às estratégias que você já utiliza tendo a consciência de sua eficácia.

O segundo passo é oferecer um produto ou conteúdo de qualidade, pois assim além de ser adquirido por muitos, estas pessoas tendem a indicar para amigos e parentes e até compartilharem suas redes sociais produzindo a prova social orgânica, porque ocorre de forma espontânea, ou seja a empresa oferece um bom produto o cliente adquire, aprova e consequentemente irá influenciar outras pessoas com seu depoimento favorável.
Produzir marketing de conteúdo torna-se uma opção interessante para receber feedback positivo pois, na medida que seu artigo ou post for muito compartilhado tendem a lhe reconhecerem como especialista no assunto e a concederem à sua empresa o rótulo de autoridade e será consultada sempre que necessitarem de uma opinião ou solução para seu problema.
Neste contexto é preciso muito critério para uso das redes sociais, devido a sua forte influência, considerando que um feedback positivo pode levar sua empresa a um crescimento imensurável, mas em contrapartida detonar com seu negócio com um depoimento negativo.
Vamos apresentar as principais redes para atingir este propósito para que você possa aprender a usá-los e obter bons resultados:

Instagram
É uma mídia simples de ser utilizada, pois além dos stories você pode fazer lives e estar ao vivo com seu público interagindo em tempo real, podendo pedir feedback estimulando as pessoas a compartilhar suas experiências com seus produtos ou conteúdos através de comentários ou usando uma hashtag# específica que possibilitará rastrear o conteúdo oportunamente.
Se desejar replicar esta fonte em suas próprias redes sociais deverá obter autorização de uso através dos comentários.
Seu engajamento nesta mídia garantirá uma presença digital crescente e concomitantemente um ciclo de prova social.


Foursquare
É uma plataforma de dados e tecnologia de localização independente que poderá ser usada por sua empresa.
Uma outra forma de fortalecer sua marca é, sem dúvida, a utilização de aplicativos de resenhas e opiniões como a área de check in do Facebook e o Foursquare.

Em sua nova versão o aplicativo possibilita encontrar o melhor restaurante da região por exemplo e as pessoas fornecem suas opiniões diretamente para as empresas, diante disto é recomendável construir seu perfil e moderar seus comentários, no caso de algum comentário negativo atenha-se a responder com cordialidade demonstrando o interesse de sua com seus clientes, levando em consideração que deverá ficar atento, pois esta opinião pode sugerir alguma coisa a ser aprimorada, porém sem expressar ou oferecer elementos suficientes para a mudança.

Neste caso solicite maior riqueza de detalhes para que você possa compreender e avaliar a possibilidade de modificação.

Facebook
As pessoas devem ser incentivadas a deixarem comentários e opiniões na área de avaliações ou a fazer o check in quando da
chegada ao ponto de venda validando a qualidade de seus produtos ou serviços, bem como das vantagens de ser um cliente ou parceiro da marca.

É possível e até recomendável colocar esta área dentro do site da empresa.
O feedback se torna importante na medida que ao criarmos um produto ou serviço temos uma visão limitada e quando ouvimos outras opiniões nos deparamos com outras possibilidades que nos permite aperfeiçoá-los tornando-os mais potentes e eficazes transformando-o em sua melhor versão.
A cultura de feedback na empresa é, sem dúvida, buscar um nível maior de satisfação dos clientes e sua fidelização, mas poder ajustar sua estratégia a partir de boas ideias sobre seu produto ou serviço, com certeza, irá impactar positivamente no crescimento de sua empresa.
Podemos afirmar que o feedback é um investimento relevante para o desenvolvimento pessoal e empresarial e com o crescimento as empresas podem oferecer mais oportunidades de emprego direto ou indireto, considerando os colaboradores, as parcerias, fornecedores e serviços terceirizados.
Lembre-se que um bom atendimento ao cliente é o maior aliado de uma estratégia de marketing e consequentemente o passaporte para torna-los verdadeiros promotores de sua marca.

Agora que você já entende o conceito de feedback é hora de colocar em prática!